Deixe de malícia e não veja com outros olhos quando seu cachorro monta na perna da visita e você fica lá todo sem graça. A mania canina de se esfregar, muitas vezes não tem nada tem a ver com sexo. Até mesmo ao montar outro cachorro, o bicho pode querer simplesmente expressar dominação, testando a aceitação e a submissão do outro.
Quando falamos de um filhote, é provável que a conduta seja uma espécie de treino para a vida adulta. No caso, o movimento é uma brincadeira, um exercício. Carência afetiva e tédio também podem provocar o hábito, enfim, é a saída que o cão encontra para chamar a atenção do dono.
E onde entra o impulso sexual nessa história? Se o bicho tiver tendência para uma excitação exacerbada ou sofrer de um excesso de testosterona, por exemplo, aí sim, acaba se masturbando. Cabe ao veterinário, então, diferenciar quando se trata de uma atitude, digamos, normal ou não. Se os motivos são hormonais, as opções de tratamento variam de medicamentos e castração a acupuntura e homeopatia.
No entanto, se o veterinário conclui que a postura atrevida é pura falta de educação, ele deve orientar o dono a procurar um especialista em comportamento. Tanto os machos quanto as fêmeas às vezes apreciam um certo exibicionismo, especialmente no período do cio. A castração costuma solucionar o problema em cerca de 70% dos casos.
Comentários
Postar um comentário